Dia da poesia





O nosso arvorema com poesia e classificação científica das árvores.

Trabalho conjunto dos Departamentos 1, 3 e biblioteca.

Este é um poemas "pendurado" como folha de árvore!


"As árvores e os livros", de Jorge Sousa Braga

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
(in Herbário)

Classificação científica:

A Faia
O género Fagus ( Linnaeus -1753) da família das Fagaceae, a mais comum em Portugal, extremo Sul da sua distribuição, em toda a extensão das matas do clima temperado, é a Fagus sylvatica Linnaeus (1753)

Azinheira Quercus ilex (Linnaeus -1753) da família das Fagaceae tem uma madeira muito rija, que não se consegue trabalhar como a do Quercus robur, mas a Azinheira de Portugal da sub-espécie Quercus ilex ballota Samp.(1908-1909) possui as bolotas mais doces do genro e são comestíveis, sobretudo assadas como as castanhas


O género Betula (Linnaeus -1753) da família das Betulaceae, a mais comum em Portugal, extremo Sul da sua distribuição, em toda a extensão das matas do clima temperado, é a Betula alba Linnaeus (1753), cujos nomes vulgares são o bidoeiro ou vidoeiro

O género Platanus (Linnaeus -1753) da família das Platanaceae, Na Peninsula Ibérica é cultivado o Platanus hispanica Miller (1770), também conhecido como plátano híbrido, por resultar da hibridação do Paltanus ocidentalis Lin. Com o Platanus orientalis Lin. Este último nativo da Península Balcânica e Himalaias.
O género Betula (Linnaeus -1753) da família das Betulaceae, a mais comum em Portugal, extremo Sul da sua distribuição, em toda a extensão das matas do clima temperado, é a Betula alba Linnaeus (1753), cujos nomes vulgares são o bidoeiro ou vidoeiro.

Comentários

  1. Sem dúvida que é um blog que deve ser destacado… Pois neste blog podes encontrar vários artigos e notícias relacionadas com o ambiente e outros temas importantes que são dinamizados na escola agrícola.
    Estes artigos e notícias são produto de trabalhos que os alunos realizam. Também podemos encontrar opiniões dos professores em relação a actividades que se realizam aqui na escola.
    É bom referir que o blog da Biblioteca Rosae também e muito simpático para quem procura estar informado de todas a novidades da área da leitura. Pois neste blog podes encontrar poemas, actividades e até mesmo textos escritos pelos alunos da escola.

    Ass: Victor Costa (Gestão do Ambiente)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário