Um livro que me marcou...



A escolha da Isabel Marques, 2º ano do Curso de Gestão do Ambiente.

(Nota introdutória: Li este livro com 13 anos numa altura em que achava que tudo estava mal, e de facto estava, talvez pelo momento difícil na minha vida é que este livro me marcou tanto)

O livro que mais me marcou foi o “Souad-Queimada Viva” devido à crueldade existente e à falta de respeito pelas mulheres. Quando nuns países se fala em direitos humanos, cidadania e valores, noutros, essas palavras devem ser completamente desconhecidas quando os homens mandam e as mulheres valem menos que cabras! O amor antes do casamento significa a morte para manter a “honra” da família e da aldeia. Sobretudo pela importante mensagem que passa sobre as associações humanitárias que conseguiram salvar a Souad quando já ninguém acreditava que tal fosse possível. É um livro que nos fala de amor, raiva, ódio mas acima de tudo esperança e coragem. "

"Como dizia o meu pai, a vaca e os carneiros merecem mais consideração do que as mulheres. Se não quisermos morrer, temos que nos calar, obedecer humilharmo-nos, casar virgens e ter filhos rapazes. Se não tivesse encontrado um homem no meu caminho, teria sido essa a minha vida. Os meus filhos seriam como eu e os meus netos como os meus filhos. Se eu continuasse a viver lá, tornar-me-ia normal como a minha mãe, que asfixiava as próprias filhas."

Comentários

  1. Um comentário que intriga e nos dá vontade de "devorar" o livro.

    ResponderEliminar
  2. Um livro de facto chocante, que revela o grande fanatismo e medo que se vive nessas sociedades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário