VINDIMA

Outubro foi o mês da vindima na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento. Esta actividade foi desenvolvida pelos alunos do 10.º ano de escolaridade no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho. Abaixo podem ser vistas algumas fotografias, gentilmente cedidas pelo professor Isaías Machado, que documentam esta faina agrícola tão tradicional no nosso país e que, hoje, decorre de forma e com implicações muito diferentes do passado.



Para quem quiser reviver a maneira como esta actividade acontecia no passado e qual o seu impacto sociológico, a Biblioteca Rosae recomenda os seguintes livros:

- Vindima de Miguel Torga;



-  Ciclo Port Wine (Horizonte Cerrado, volume I; Os Homens e as Sombras, volume II; e Vindima de Sangue, volume III) de Alves Redol.





Vindima foi o primeiro e único romance de Miguel Torga e constitui uma homenagem ao Douro, às suas gentes e às suas paisagens. É sem dúvida, um livro para todos os que amam esta extraordinária região. No Ensino Secundário este livro está recomendado como sugestão de leitura.

Para Alexandre Pinheiro Torre, a trilogia que constitui o Ciclo Port-Wine, Horizonte Cerrado (1949), Os Homens e as Sombras (1951) e Vindima de Sangue (1953) foi, entre os projectos literários romanescos de Alves Redol, o de mais dilatadas ambições. De acordo ainda com Alexandre Pinheiro Torres, não há uma obra de ficção em toda a literatura portuguesa que se lhe compare quanto à ambição dos propósitos.


Estas sugestões de leitura não estão disponíveis na Biblioteca Rosae, porém podem ser facilmente encontradas na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, ou noutra qualquer que fique mais próxima de ti.


Comentários