18 DE NOVEMBRO - DIA EUROPEU PARA A PROTECÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS





Hoje, 18 de Novembro, por iniciativa do Conselho da Europa, comemora-se, pela primeira vez, o Dia Europeu para a Protecção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.


A exploração e o abuso sexual de crianças são uma realidade trágica ainda presente nas nossas sociedades e constituem uma violação grave dos direitos das crianças, na medida em que têm um efeito duradouro e consequências prejudiciais para as suas vidas. Assim, a designação de um dia específico para a abordagem destes temas pretende: 

  •  Aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais actos.
  • Facilitar a discussão aberta sobre a protecção das crianças contra a exploração e abuso sexual e ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas. 
  • Promover a ratificação e a aplicação da Convenção de Lanzarote. 

Portugal associa-se à reflexão e à acção que esta iniciativa propõe promovendo um conjunto de iniciativas que procuram assinalar o Dia e abordar a temática da exploração e do abuso sexual com todos os agentes envolvidos: crianças, pais, famílias, profissionais que trabalham com crianças (comunidade escolar, forças de segurança, técnicos de acção social e de saúde, etc.) e sociedade, em geral.

Para aumentares o teu conhecimento sobre esta realidade consulta o site Children's Rights da responsabilidade do Conselho da Europa.




 


Comentários